Como configurar e instalar o WAMP

Publicado em: 01-04-2018
1 - Baixe a ultima versão do WAMP: http://www.wampserver.com/en/#download-wrapper

2 - Assim que terminar de baixar execute o instalador como ADMINISTRADOR para que o WAMP tenha acesso a todos os recursos do sistema, em seguida aceite os termos e escolha onde deseja instalar. A pasta de instalação pode ser em qualquer lugar, aconselho que seja em uma partição separada do sistema, para que caso ocorra algum problema com o sistema você não perca seus projetos. Durante a instalação o WAMP vai perguntar se deseja usar um editor de texto e um navegador especifico para abrir seus arquivos, caso tenha, é só aceitar e localizar o caminho para cada um dos programas.

3 - Assim que a instalação terminar reinicie seu computador e depois inicie o WAMP. Para que esteja tudo correto o ícone do WAMP deve ficar verde:


Caso isso não ocorra, desinstale o WAMP e execute o 2º passo novamente. Eu pessoalmente já tentei resolver esses problemas de iniciação de várias maneiras, porém a reinstalação sempre foi a melhor solução.

4 - Depois que o WAMP iniciar e ficar verde já estamos preparados para iniciar a criação de um projeto. Vá até a pasta onde foi instalado o WAMP, entre na pasta { www } e crie uma pasta com o nome de sua preferência, essa pasta irá conter todos os seus projetos. Como exemplo vamos criar uma pasta com o nome { sites }. Evite usar caracteres especiais ou letras maiúsculas, isso serve para todas as pastas e nome de arquivos que for criar. 

5 - Dentro da pasta { sites } crie uma pasta com o nome do seu projeto, o meu vai ser { wordpress }.

6 - Detro da pasta do seu projeto crie um arquivo index.html, em seguida abra o arquivo e escreva "hello world", salve a alteração e feche o arquivo.

7 - Agora vamos configurar uma url local para abrir o projeto. Vá na barra de tarefas e clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone verde do WAMP. Em seguida procure a pasta { apache }, com o mouse sobre a pasta um submenu irá abrir e dentro dele procure o arquivo { httpd-vhosts.conf }, abra ele.



8 - Depois de abrir o arquivo você verá o seguinte código:
<VirtualHost *:80>
ServerName localhost
ServerAlias localhost
DocumentRoot "${INSTALL_DIR}/www"
<Directory "${INSTALL_DIR}/www/">
Options +Indexes +Includes +FollowSymLinks +MultiViews
AllowOverride All
Require local
</Directory>
</VirtualHost>

Logo abaixo escreva a configuração do seu site:
# O nome do site não pode conter caracteres especiais. 
<VirtualHost *:80>
ServerName {nome-do-seu-site}.localhost
ServerAlias {nome-do-seu-site}.localhost
# Aqui você deve informar o nome das pastas criadas nas etapas 4 e 5.
DocumentRoot "${INSTALL_DIR}/www/sites/wordpress"
</VirtualHost>

9 - Depois de terminar a configuração, clique sobre o icone do WAMP e selecione a opção restart all services.

10 - Quando o icone do WAMP ficar verde novamente, clique sobre ele e selecione a opção localhost:



11 - No seu navegador irá abrir o painel do WAMP. Nesse painel localize no canto inferior direito a url do seu site criada no passo 8 e clique nela. Se tudo estiver correto o arquivo index.html criado no passo 6 deverá abrir e mostrar o "hello world" na tela.

12 - Também podemos abrir a url criada no passo 8 direto no navegador sem utilizar o painel do WAMP. Para isso basta abrir o navegador e digitar no campo de url o endereço que foi criado no passo 8.

Se tudo estiver correto, agora você já pode iniciar o desenvolvimento de vários projetos utilizando o WAMPserver.